A Colméia do Trabalho

Em 2007 sua população foi de 76.739 Habitantes, sendo assim o 3º municipio mais populoso da região Noroeste Rio-Grandense que abrange 216 Municipios.

O municipio de Ijuí ocupa a 25º colocação de 496 municipios que abrangem o Estado do Rio Grande do Sul.

Devido ser uma cidade universitária e com um amplos recursos hospitalares Ijuí tem um fluxo de aproximadamente 100.000 pessoas, sendo o maior e mais importante centro populacional da região.

Hoje, é conhecida por Terra das Culturas Diversificadas, Cidade Universitária, Colméia do Trabalho, Terra das Fontes de Água Mineral e Portal das Missões. Localizada no Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, em um entroncamento rodoviário que é passagem obrigatória para o Mercosul e a 395 km da capital, Ijuí é uma cidade que possui expressão em nível estadual. Todas as suas potencialidades são expressas através de uma firme economia baseada no seu forte setor agropecuário, em seu comércio, indústrias e serviços; de seu ensino qualificado, conferido por escolas da cidade e pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ) e de sua saúde, amparada por hospitais muito bem equipados, que dispensam auxílio integral a toda região.

Também em Ijuí está localizada a matriz da Cotrijuí – Cooperativa Agrícola & Industrial, uma das maiores cooperativas do RS, que abrange mais de 38 municípios do estado e que em 2008 está completando 51 anos.

Em Ijuí tambem está localizada a Indústria de Máquinas Agrícolas Fuchs S/A conhecida como IMASA que possui mais de 80 anos. Atua na fabricação de máquinas e implementos agricolas.

A temperatura média no inverno oscila entre -3 e 18 °C e no verão, entre 18 e 38 °C. A cidade pode ser acessada através da BR-285 – Ijuí/Uruguaiana ou Ijuí/Passo Fundo, RS-155 – Ijuí/Três Passos, RS-342 – Ijuí/Cruz Alta ou Ijuí/Três de Maio, RS-514 – Ajuricaba/Catuipe e RS-522 – Ijuí/Santiago.

Ijuí é conhecido por reunir variados grupos étnicos, sendo daí conhecido como “Terra das Culturas Diversificadas”. Pode-se citar os seguintes: afro-brasileiros, índios, portugueses, franceses, italianos, alemães, poloneses, austríacos, letos, holandeses, suecos, espanhóis, japoneses, russos, árabes, libaneses, lituanos, ucranianos dentre outros.

Na Expo-Ijuí, feira de amplo destaque na região e no estado, é possível conhecer o comércio, indústria, agropecuária, vestuário, artesanato da região e do estado. Juntamente na Expo-Ijuí é realizada a Fenadi – Festa Nacional das Culturas Diversificadas onde pode-se visitar e provar pratos típicos destas etnias, assim como apreciar danças e apresentações das mesmas, o que possibilita conhecer um pouco dos costumes das terras natais dos antepassados que ali chegaram.

O principal clube esportivo de Ijuí é o Esporte Clube São Luiz, que está no Primeira Divisão do Campeonato Gaúcho de 2008.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *